Palavras de mim


Olá Filipe,

Ficam aqui algumas questões para responderes, depois podemos falar melhor pelo telefone:
Enquadramento: nome, idade, profissão, hobbies.

Filipe da Silva Gomes, 33 anos a 15 de Março, Professor de Português/Inglês, pai de uma menina linda de 5 anos e à espera de mais outro!!, hobbies.........não há... uma vez que fico satisfeito com o tempo passado em família, e a praticar os inúmeros desportos que pratico, e o trabalho que tenho!!!!!

1 - Quando começaste a praticar desporto em geral e em especial corrida aventura?

Foi já bastante tarde... tive uma infância e juventude numa zona rural, onde me divertia a calcorrear montes e vales, subir arvores, etc. à procura de coisas novas e tal como os jovens da minha altura a divertir-me a jogar futebol na rua. Durante a faculdade comecei a dedicar-me a desportos de ar-livre, tal como escalada, BTT, montanhismo. Isso levou a que em representação da minha faculdade viesse a participar na Liga Universitária de Corridas de Aventura.

2 - O que te atrai mais neste desporto?

O que mais me atraí neste desporto é a sua capacidade de desenvolver a estratégia, capacidades mentais de decisão e orientação. Para além disso, a sua multiplicidade de meios de progressão, onde necessitamos de dominar várias técnicas, não nos limitando a apenas um, duas, ou três, como é o caso de outros desportos, e de nos levar a locais inesperados e belos que são o nosso estádio - o Planeta Terra - ou seja podemos competir em quase todos os cenários e ambientes!!! Nenhum outro desporto é assim tão polivalente!!

3 - Como é o teu dia-a-dia de treino?

Geralmente o treino passa pela corrida, BTT, e canoagem, pois são estes que dominam os tempos de progressão nas provas de aventura. Para além disso, faço treino específico de alguns dos componentes das provas, nomeadamente orientação, escalada, patins em linha, kayak-surf, mas durante os fim de semana e entre amigos... deixo de fora uma das componentes mais importante, mas que devido a diferenças de horários e de locais de morada, que é o treino conjunto com os outros membros da equipa!!!!! Em altura de provas tentamos fazer treinos conjuntos para avaliarmos as condições dos vários membros da equipa.
A rotina de treino passa pelas três modalidades que mencionei inicialmente, e o plano semanal é determinado pela forma física evidenciada por cada um deles e pelas condições meteorológicas que por vezes não deixam treinar no mar...

4 - Em que tipo de provas costumas participar? Como fazes a tua selecção de competições (corrida, BTT, aventura, etc.)

O calendário nacional de provas oficiais de aventura é curto (CA's FPO, também influenciado pelo esforço físico necessário para as fazer, que condiciona tempos de recuperação grandes), estas tento fazê-las todas, bem como as provas Ibéricas que contam para o nosso Ranking. Ocasionalmente arranja-se um projecto de uma prova grande no estrangeiro. Para além disso, procuro provas de orientação, algumas corridas de estrada e de montanha, bem como competições de triatlo, uma vez que estas dão um bom treino e ajuda a manter a motivação para os treinos!

5 - O que se torna mais duro neste desporto?

O endurance necessário para efectuarmos dezenas, mesmo centenas de quilómetros com um elevado discernimento mental para sabermos progredir nos mapas sempre rápido e tendo em consideração as nossas capacidades físicas de forma a não entrar em ruptura.

6  - Que tipo de equipamento básico é necessário adquirir?

O equipamento necessário para este deporto passa por equipamento de corrida e Btt (roupa adequada a corrida, uma Btt com os seus elementos de segurança, mochila com bolsa hidratante), acrescenta-se uma bússola, e temos o básico para entrar em prova!

7 - 10 conselhos que darias a que quer iniciar (para fazer uma caixa à parte)

1-formar uma equipa, uma vez que este é um deporto em equipa, com alguém que partilhe do gosto por este tipo de provas; 2-ganhar experiência na orientação, pois este é o denominador comum a todas as provas e a forma de progredir nos diversos meios; 3-adquirir o material especifico necessário para começar; 4-treinar e ganhar forma física para aguentar a dimensão das provas a que se propõem participar; 5-manter-se atento ao calendário e provas regionais de interesse; 6-procurar ajuda num clube ou equipa para apoio inicial; 7-participar inicialmente no escalão de promoção e depois passar ao escalão de aventura; 8-filiar-se na Federação Portuguesa de Orientação, já que desta forma a inscrição nas provas ficam mais em conta e usufrui-se de seguro desportivo; 9-experimentar um treino conjunto com os demais membros da equipa a fim de perceberem que navega melhor e quem se adequa melhor aos diferentes meios de progressão a fim de efectuar uma melhor escolha para as diferentes etapas das provas; 10-ler a SportLife... lol.

8 - Qual consideras o desporto mais complicado de aprender e qual o mais simples? A nível técnico e a nível físico?

O desporto mais complicado de aprender é a Orientação, já que a componente navegação é determinante para o desempenho das equipas, isto a nível técnico, o mais simples tecnicamente será a corrida, ou o BTT, uma vez que para os aprender será bastante fácil, não dizendo com isto que para uma melhoria qualitativamente é necessário trabalho especifico! Deixei de fora modalidades como a canoagem ou mesmo os patins em linha que são muitas vezes escolhidos pelos organizadores para as suas provas e muitas vezes determinam vencedores uma vez que o nível nestes não é tão grande por parte dos atletas de Corridas de Aventura.

9 - Qualquer pessoa com o mínimo de preparação pode entrar numa prova?

No meu entender sim. Existe um escalão, chamado promoção, que permite que equipas menos preparadas ou experientes participem nas provas e comecem a entender melhor as especificidades destas competições e ganhar os skills necessários para evoluir na modalidade. Não é necessário estar em boa forma física para participar nas provas de Aventura.

10 - Como conjugas a tua vida profissional e pessoal com os treinos regulares?

Nem sempre é fácil. Há uns anos trabalhava por turnos e nessa altura conjugava os horários para que pudesse treinar, mas o facto de não ter rotinas diárias não deixava que a forma física fosse a melhor. Hoje em dia tento conciliar o horário escolar e o tempo familiar, e ter uma rotina de treino regular. Por vezes alguma coisa falha e lá tenho que voltar aos treinos às 11h da noite, a passar pelos funcionários camarários ou os funcionários dos carris da CP (já que a essa hora costumo correr junto a uma linha do comboio) a acharem que sou maluquinho, devido ao frio ou chuva e àquelas horas.

11 - Como foi a experiência de participar no calendário Sport Life, que saiu com a edição de Dezembro de 2009?

Foi uma surpresa o convite! Algo inesperado! Nunca tinha pensado sequer em fazer algo semelhante, e quando percebi que ia figurar junto a atletas sérios, numa publicação como a SportLife que é uma referência do desporto, fiquei cheio de alegria e orgulho. Nesta altura sinto uma responsabilidade acrescida devido a estar de alguma forma a representar a modalidade que pratico e a ajudar a promover este desporto junto de desportistas que ainda procuram a sua modalidade...

12 - O que mais gostas de fazer nos teus tempos livres (para além do treino)?

O mais importante é estar em família e amigos e gozar momentos ao ar-livre. Faço Alpinismo, montanhismo, wave-sky, kayak-surf, escalo, tudo actividades que me dão um certo gozo e me aproximam das pessoas que gosto.

13 - Tens alguma nova modalidade que gostasses de experimentar?

Ski de fundo - muito duro... grandes atletas...

14 - Quais são os teus próximos objectivos desportivos?

Ajudar a minha equipa a conquistar um lugar nos 3 primeiros do Ranking da Taça de Portugal de Corridas de Aventura, e conseguir estar presente à partida na prova XPD Australia!!!!

15 - Queres acrescentar alguma coisa?

Maior medo - lesões graves, e deixar de puder estar no mundo da forma saudável como estou hoje em dia!!!!

Isto foi o que me lembrei por agora, mas fica a conversa para complementar.
bjs