segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Outside - Dezembro

Para a Infografia:

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&msid=102689526512930001638.0004951f059cf26df2189&ll=41.174818,-7.764308&spn=0.0047,0.010568&t=h&z=17

BTT no Douro Vinhateiro, Região Património Mundial da UNESCO.

Desta feita diversificamos o destino e subimos até ao Douro para um passeio de BTT. A rota apresentada poderá à partida levar a pensar que estamos perante um passeio em que o relevo será o primeiro impedimento para o realizar… pois esta não servirá como desculpa já que a altimetria deste passeio é bastante reduzida (não ultrapassa os 350 metros) num total de 25 kms.

Tal como já haviamos referido que o percurso efectuado é bastante suave, já que estamos a percorrer a Antiga Linha do Corgo inaugurada em 1906 onde uma antiga locomotiva a vapor transportava pessoas e carga entre aquelas duas localidades. Por esse mesmo motivo este caminho serpenteia pelos vales quase sempre junto ao Rio Corgo, e por isso a subida é sempre suave e sem nunca aparecer uma rampa inacessivel para os mais desabituados.

Quando em Março de 2009 a REFER decide encerrar esta linha por razões de segurança, e deu inicio às supostas obras de remodelação da linha, deixou aberto um caminho maravilhoso para fazer-se a ligação entre a Régua e Vila Real (a pé ou de BTT). Está prometido que um dia esta linha reabrirá ao trafego ferroviário, mas enquanto isso não acontece, agradecemos o facto dos únicos trabalhos por ali efectuados com esse fim tenham sido a remoção dos carris e das travessas, que desta forma criaram um caminho quase perfeito para se puder contemplar estas paisagens maravilhosas enquanto fazemos um treino ao Ar-Livre com amigos.

Para o inicio do percurso aconselhamos a estação do Corgo, junto ao Peso da Régua, este acesso poderá ser feito pela EM 108 pela Barragem da Régua.

Cerca de 2,5 kms do inicio do percurso chegando a uma antiga estação (Tanha), a linha passa numa ponte bastante antiga e alta que poderá causar algum receio a algumas pessoas, daí sugerirmos que esses devem abandonar a linha e ciclar pela estrada contígua e retomar o percurso 500 mts mais à frente.

Para além deste reparo, devemos deixar outro que se prende com as antigas drenagens da linha, que são escoamentos de àgua na perpendicular à linha com cerca de 30 cms e que poderão causar algumas surpresas, principalmente nas descidas em que os ciclistas estejam mais descontraídos e menos atentos. Assim, aconselhamos que mantenham a atenção a estes escoamentos para os evitarem saltando por cima ou nalguns casos passando pela berma, local que entretanto já foi sendo usado por quem já por cá passou antes de nós.

Em termos de marcações e sinaléticas, não será preciso preocupar-se muito já que basta seguir o que resta da antiga linha e aproveitar a vista. Para além dos vales magnificos e das vinhas que se eencontram sobranceiras à linha há ainda hipótese de visitar aldeias quase esquecidas que foram deixadas junto a esta linha de comboio mas abandonadas pela estrada nacional. Nestas aldeias poderá ainda tentar abastecer-se junto de alguns cafés ou mesmo com os locais. Outra preciosidade deste passeio são as antigas estações do comboio que se encontram na sua maioria bastante bem conservadas e com aspecto de estarem funcionais, mas será só um engano, já que se encontram todas fechadas a aguardar por novos dias!

Na conclusão do percurso, praticamente já no centro de Vila Real, terminamos com uma visita à antiga estação dos Comboios e uma antiga locomotiva de carvão a vapor, que se encontra aí em exposição e que vale bem a pena ver.

De regresso ao Peso da Régua, será bom que se arranje tempo para provar um vinho do Porto e um rebuçadinho da Régua, que é um dos doces mais apreciados por estas bandas.

Percurso: 1 dia (Fácil) – 25 km (Linha do Corgo – Régua/Vila Real)

Ínicio do Percurso: 41° 9'20.72"N / 7°46'15.45"W – Estação do Corgo

Final do Percurso: 41°17'39.43"N / 7°44'17.51"W – Estação de Vila Real

Locais de interesse:

Encostas cultivadas

Estações dos comboios

Ponte do Tanha

Povoações locais

Locomotiva a Vapor em V. Real

Passeios de Barco no Douro

Onde se dirigir para providenciar informação:

Delegações de Turismo das Camaras da Região

http://www.cm-pesoregua.pt/index.asp?idedicao=51&idSeccao=639&Action=seccao

Lista de material para a actividade:

Calçado desportivo e confortável para BTT

Roupa técnica (de preferência em fibra)

Kit reparação de BTT

Mochila pequena 10/15 lt

Água e snack

Máquina fotográfica

Kit primeiros socorros

Onde ficar:

Hotel Régua Douro – 254 320 700

Rota do Vinho do Porto – www.rvp.pt

http://www.cm-pesoregua.pt/index.asp?idedicao=51&idSeccao=670&Action=seccao

Fotos

Créditos para Rui Rocha

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